domingo, 15 de abril de 2012

Dia dos Meninos (Tango no Sekku)





O dia da Criança (Kodomo no Hi) comemora-se no Japão no dia 5 de Maio (é o 5º dia do 5º mês), faz parte da chamada Golden Week.
Este dia é feriado nacional, desde 1948, e é dedicado ao respeito pela criança e à sua felicidade. Originariamente, este dia era dedicado aos meninos (Tango no sekku), mas mesmo hoje em dia ele é especialmente dedicado aos meninos, já que as meninas têm o seu dia (Hina - matsuri) no dia três de Março (3º dia, do 3º mês).
Neste dia as famílias colocam carpas coloridas, como bandeiras, nas residências, rios, canais e outros locais. A carpa representa a força e a coragem que os meninos necessitam para superarem as dificuldades da vida.
A colocação das carpas obedece a uma ordem: primeiro aparecem as bandeirolas sem formato de carpa e a carpa preta, representando o pai, depois vem a carpa vermelha, que representa a mãe, e por fim as carpas mais pequenas, que representam os filhos.
A razão de se utilizar a carpa é porque, segundo a lenda, certo dia uma carpa ao nadar contra a corrente de uma cascata, quando chegou ao topo transformou-se num dragão. A carpa irá assim trazer ao jovem força e um crescimento saudável.
Para além da carpa são utilizados outros símbolos: o gogatsu ningyô (altar), o Kabuto e os pratos típicos.Come-se nestas festas chimaki (bolinhos de arroz cozido enrolados em folhas de bambu) e Kashiwamochi (doce de arroz, com recheio de doce de feijão, embrulhado em folhas de carvalho).
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário