sábado, 14 de abril de 2012

O ESPÍRITO ZEN


O espírito zen (meditação) provém do budismo, religião que surgiu na Índia no século VI a.C. e chegou ao Japão no século XII. Este espírito valoriza a prática, a disciplina e a interrogação filosófica como meios de autoconhecimento e autorrealização.  

“Antes de estudar o Zen, as montanhas são montanhas e as águas são águas; após uma primeira noção sobre a verdade do Zen, as montanhas já não apenas montanhas e as águas já não são apenas águas; mas, quando se atinge o conhecimento, as montanhas voltam a ser montanhas e as águas voltam a ser águas.”            

  (Seigen)

“O homem perfeito usa a sua mente como um espelho. Ela nada aprisiona e nada recusa. Recebe mas não conserva.”              

  (Soshi)


ASPECTOS DO QUOTIDIANO ONDE ESTÁ PRESENTE O ESPÍRITO ZEN
O espírito zen está presente em várias práticas quotidianas e no sentido estético do povo japonês:
A cerimónia do chá (tcha-no-yu) -  Chegou ao Japão, através da China, no século XVI, pelo Mestre Senno-Rikyu, mostra a disciplina mental do povo japonês para chegar ao wabi (estado mental, em que a pessoa está calma e feliz, com profunda simplicidade). Todo o movimento possui um significado, valorizar e purificar os instrumentos, a sua beleza e a alma da pessoa.

         O arranjo floral (Ikebana), arte japonesa -  A estrutura de um arranjo floral japonês transmite uma harmonia de construção linear, ritmo e cor. Baseia-se num triângulo escaleno, delimitado por três pontos principais, considerados nalgumas escolas  o símbolo do céu, da terra e do homem e noutras o dom, a lua e a terra.
         A arte marcial jiu-jutsu -  É uma arte marcial japonesa, conhecida também como Ju-Jitsu ou Ju-Jutsu,  que significa “arte suave". É originária da Índia (2000 a.C.), atravessou as fronteiras da China e foi parar ao Japão.
O Jiu-Jitsu é considerada uma das artes marciais mais eficazes do planeta, promovendo o princípio de que uma pessoa mais pequena e fraca pode defender-se com sucesso de um adversário mais forte e maior, recorrendo a várias técnicas.  O Jiu-Jitsu pode ser usado como um meio de defesa-pessoal.

          O desenho a pincel de elementos da natureza acompanhado de poemas na caligrafia tradicional. O chamado Sumi-ê é uma técnica de pintura oriental surgida na China no século II da era cristã. Da China o sumi-ê foi levado para o Japão. A palavra tem raiz japonesa e significa pintura com tinta. É uma arte que exige muito treino, habilidade e concentração. A composição é mais importante do que o tema, pois ela revela a alma do artista, a elegância do traço e a sua harmonia interior.

         A música tocada em flauta de bambu “A Arte do Shakuhachi" – Flauta de Bambu Japonesa - Flauta vertical de bambu usado para meditação Zen. A prática Shakuhachi foi, durante muitos séculos, apenas usada pela seita de monges zen-budista, que a utilizavam como instrumento de meditação.
Dessa época temos uma coleção de peças musicais chamadas (“honkyoku”), para o instrumento solo, que evocam alguns dos ensinamentos zen.
 
Outras formas são os textos breves, frequentemente didáticos, como a poesia, o conto ou o koan (narrativa, diálogo ou afirmação que contém aspetos inacessíveis à razão).

Sem comentários:

Enviar um comentário